Identidade (des)conhecida.

1.26.2006

Insenção de taxas.

Eu tenho um problema de saúde crónico, o que me dá direito à isenção de taxas moderadoras, a exames, consultas, etc. http://www.hospitaissa.min-sauda.pt/Apoio_utente/Guia_Online/
Pagamentos_Taxas_Reembolsos/default.htm#faq_2
Ora, eu tenho todo o direito a ter a isenção! Para tal é necessário por uma "vinheta" no cartão de utente, e eu não posso ter esse cartão. Ele é obtido quando se faz uma inscrição no centro de saúde da área de residência. Eu já lá fui tentar fazer a inscrição com a fotocópia do BI mas, claro que não dá. Tem que ser com o próprio BI, e válido.
Quando vou ao médico, no hospital, digo sempre que me esqueci do cartão para assim não pagar no momento mas, claro que, uns dias mais tarde me aparecem em casa Notas de débito. Já tenho um monte delas! Já lá fui explicar a situação, já enviei por carta registada, fotocópias de declarações passadas pela Conservatória do Registo Central a informar que lá tenho um processo pendente de atribuição de nacionalidade mas, de nada serve porque isso a eles não lhes interessa nada! Então interessa a quem? Cada vez fico mais endividada!!! Estou farta disto.

Fantasma....

É como eu me sinto. Uma fantasma! a foto não podia ser melhor, uma fantasma assustada! Com medo do que me está a acontecer...pior, do que ainda pode vir a acontecer!

chocolate com couve: uma questão de identidade

Tenho andado a pesquisar Blogs que falem em Nacionalidade , BI`s, enfim, artigos que tenham a ver com o meu problema. Encontrei este Post e tem tudo o que é preciso para estar no meu Blog.
Tenho ainda que pedir licença ao autor.
Mandei um email a pedir a licença mas ele não me respondeu até hoje, por isso eu acabei por publicar. Espero que ele não se importe.

Link

1.24.2006

Liguei OUTRA VEZ para a Embaixada.

O que é que me responderam desta vez? Que realmente andaram à procura do processo mas que não o encontraram e que quando eu pedi as certidões em Agosto/05 o funcionário não fez o pedido à Sérvia. Tenho estado estes meses todos à espera em vão... Pediu-me para eu lhe enviar por Fax as cópias que tenho das certidões caducadas para ele envia-las para a Sérvia a pedir outras novas.
Disse-me que tinha lá um apontamento a dizer que da última vez que eu mandei vir as certidões não as quiz levar por serem caras!! Quando eu ouvi isto ía explodindo! Reavivei-lhe a memória explicando que dessa vez em vez de mandarem vir as certidões da Sérvia, tiraram fotocópias às que lá tinham (já caducadas), estamparam-lhes o carimbo branco da Embaixada e escreveram a data daquele dia e assinaram. Por cada fotocópia daquelas tiveram o descaramento de me pedir o mesmo preço (aliás mais caro, até) do que se fossem originais! Eu tive receio que aquelas cópias não servissem e arrisquei a só levar a de casamento. Quando fui à Conservatória dos Registos Centrais informaram-me que aquilo não dava pois tinham que ser originais vindos da Sérvia! Por isso eu não fui levantar a outra certidão. Telefonei para lá a pedir para eles madarem vir os originais, conforme eu tinha pedido, e expliquei que não me aceitaram as cópias como válidas. Ele disse que como tem muita coisa em que pensar, já não se lembrava que as coisas tinham acontecido assim e que, como lá tinha escrito aquilo num apontamento... Então se não sabe do processo onde é que tinha o dito apontamento? num Post-it? é estranho, em princípio este apontamento (ainda que falso) é coisa que deve estar no processo! Dizem-me que não sabem do processo!... esta história é muiiito estranha mas vinda dali eu já não me surpreendo.

Fim do contrato de trabalho: DESEMPREGADA.

No dia 18, o meu contrato de trabalho terminou.
Foi o meu último dia de trabalho naquela empresa. Eu estive lá empregada 2 anos e gostei muito de lá estar. Mas, se me renovassem o contrato já era para ficar efectiva e a empresa neste momento não pode admitir efectivos por falta de verbas. Bom, como eu já sabia que me vinha embora tenho andado a responder a anúncios.
Eu descontei para a segurança social um ano e tal o que quer dizer que tenho direito ao subsídio de desemprego. Na empresa deram-me a declaração Modelo 346 (comprovativa da situação de desemprego), fui ao Centro. de Emprego para me passarem a declaração comprovativa de capacidade e disponibilidade para o trabalho , e na Seg. Social deram-me o modelo de requerimento de desemprego. Preenchi tudo e entreguei. Mas, isto não foi assim tão fácil...
No Centro de Emprego, tive uma certa sorte em ter feito uma inscrição há uns anos atrás quando vivi em Elvas e ainda tinha BI. Assim, não tiveram que fazer uma inscrição nova mas sim "puxar" a inscrição da base de dados de Elvas para a de cá. De qualquer forma a Sra. que me atendeu pediu-me o BI. Lá tive eu que lhe explicar a história toda. Ela perguntou a chefe o que haveríam de fazer e decidiram aceitar a situação, não pondo o prazo de validade do BI. Ficou combinado que assim que o tivesse, ir lá dar os novos dados. Tanto a Sra. que me atendeu como a tal chefe dela foram super simpáticas, compreensivas e prestativas. Com essa dita declaração hoje fui à Seg. Social e quando me pediram o BI eu perguntei se servia fotocópia. O funcionário disse que sim, juntou os documentos todos e ficou lá com a cópia agrafada ao resto do processo. Disse-me que agora é só esperar 2 ou 3 meses para que chegue a prestação. Vou ter que a receber na conta da mãe do meu namorado porque não posso ter conta bancária (sem BI nenhum banco me abre conta). A questão que hoje não me sai da cabeça é: será que vou mesmo receber? Eu não acredito muito porque quando repararem na validade do BI com certeza o processo volta para trás. Já estou à espera disso. Por isso não deito "foguetes antes da festa". E se me faz falta o dinheiro...