Identidade (des)conhecida.

1.07.2006

Procurar emprego sem BI !

Isto vai ser excelente! Já estou mesmo a ver... quando me for inscrever e/ou a entrevistas de cada vez que me pedirem identificação vou ter que explicar a situação resumidamente, mas sempre tentando evidenciar os aspectos mais importantes da situação o que normalmente quem está a atender não quer saber disto para nada e então o mais fácil é por de lado a minha ficha. Vamos lá a ver... vou tentar não ser negativa.
Vou aproveitar o facto de ter net em casa para me inscrever em várias empresas. Se e quando me chamarem, levo a carta do presidente da república a dizer que o primeiro ministro está a "tomar conta do caso"....
Até logo.
Fantasma.

1.06.2006

Perdi o meu emprego!

Eu trabalho há dois anos numa empresa de construção civil como auxiliar administrativa. No dia 18 deste mês o meu contrato acaba e ontem fiquei a saber que já não me vão renovar o contrato. A empresa é relativamente pequena e se eu assinasse agora este contrato eles tinham que me passar a efectiva coisa que eles não podem fazer por falta de verbas e trabalho. Vão passar-me uma declaração para eu entregar no centro de emprego e receber o subsídio de desemprego. Fui lá hoje informar-me. Ao contrário do que eu pensava, estou inscrita no centro. Disseram - me que depois eu tinha que ir à segurança social pedir o subsídio e que os documentos necessários são a tal declaração, a carta a rescindir o contrato, o cartão de contribuinte e o BILHETE DE IDENTIDADE. Ora aqui é que está a barraca toda. Eu fiz descontos mais de nove meses portanto tenho direito ao subsídio mas tenho quase a certeza que não me vão atribuir porque eu não tenho o BI e na segurança social quando mo pedirem não vão querer saber do meu processo de nacionalidade pendente. São as ordens que eles têm pedir esses documentos e o resto é conversa!
Ano novo, vida nova?

Mais desculpas da Embaixada!

Eu pedi a tal certidão de nascimento do meu pai e de casamento em Agosto de 2005. e ainda estou à espera.
Telefonei para lá várias vezes mas qualquer umas das diferentes pessoas que me atendem a chamada dizem sempre a mesma coisa. Uma delas, foi uma senhora, pediu o meu contacto e disse para eu estar descansada porque assim que os documentos chegassem ela telefonava-me. Até hoje e isto já foi quase há 1 mês e meio. Por experiência própria eu sei que estes documentos levam mais ou menos um mês e tal a chegar...
Na segunda feira, dia 02, telefonei outra vez para eles. Atendeu-me um, Sr. que me disse que a Embaixada não trabalhava nesse dia porque era ainda comemoração de ano novo. Pediu-me para ligar na quinta ou sexta. Hoje de manhã, liguei para lá e outra pessoa que me atendeu pediu-me para ligar para a semana porque hoje a embaixada não trabalhava, mas nem me chegou a dizer o porquê!!! Isto é normal? É que eu já nem sei bem até que ponto é normal ou não certas situações pelas quais estou a passar com esta história!!!!

E esta?

Há uns dias atrás, ainda em 2005, estava a fazer uma pesquisa na net e entrei no site do Presidente da República portuguesa. Escrevi - lhe um mail a contar (por alto) esta situação de não conseguir obter a nacionalidade portuguesa e consequentemente não me ser atribuído um BI novo. Nunca pensei obter uma resposta apesar de ter lido no site que o Presidente responde por escrito para a morada que se dá para o efeito.
Qual não foi o meu espanto quando recebi uma carta da casa oficial do presidente da república, a informar que receberam o meu mail e que o assunto em questão foi objecto de intervenção junto do primeiro ministro! Está assinada pelo chefe da casa civil.
Agora: o quer isto dizer?

Ano novo... vida nova?

Será que sim?
Desde a última vez que escrevi uma postagem, e conforme se pode confirmar já foi há umas boas semanas que o meu processo de nacionalidade não ata nem desata, o que quer dizer que, mais uma vez, começei um novo ano SEM TER BILHETE DE IDENTIDADE!