Identidade (des)conhecida.

1.03.2007

Um problema que toca a todos.

2007 PODE SER O ANO MAIS QUENTE

Degelo, efeito do aquecimento globalO aquecimento global e o fenómeno climatérico conhecido como "El Niño" poderão fazer de 2007 o ano mais quente de que há memória com sérias consequências para o planeta, alerta Phil Jones, considerado um dos maiores especialistas britânicos de clima.
Segundo noticiou ontem o jornal britânico The Independent o professor Phil Jones, director da Unidade de Investigação do Clima da Universidade de East Anglia, alerta que 2007 pode ser um ano de padrões climatéricos extremos, que poderão provocar por exemplo secas na Indonésia e inundações na Califórnia.

O professor alerta que o aquecimento global, notado em situações como as secas no Corno de África ou os degelos no Árctico, pode ser agravado pela chegada do "El Niño", o fenómeno causado pela subida das temperaturas do mar no Oceano Pacífico.
Estes fenómenos combinados podem levar ao extremar das condições climatéricas no globo terrestre e fazer de 2007 um ano mais quente que 1998, o mais quente de que há conhecimento até hoje.
O professor Jones salienta que "El Niño torna o mundo ainda mais quente, agravando a tendência global de aquecimento em uma ou duas décimas de grau centígrado por década".

Tirei este artigo do: http://www.esquerda.net

Ontem à noite também transmitiram esta notícia no Telejornal mas já quase ao acabar. No meu entender, devería ter sido notícia de abertura devido à sua gravidade.
Apesar de se ouvir falar sobre as alterações climatéricas não me parece que se esteja a dar o devido valor a esta perigosa situação pela qual todos nós vamos passar. A nossa televisão poderia e deveria ter um importante papel na divulgação deste assunto e um pequeno exemplo disso foi o anúncio dos miúdos à reciclagem. Não li nenhuma estatística sobre isso (porque será?) mas acredito que a partir daí as pessoas começaram a reciclar mais e melhor (embora a empresa responsável pela recolha e manutenção dos contentores, na minha área de residência pelo menos, não esteja a conseguir acompanhar o ritmo, não sei porquê, já que não nos dão nenhuma explicação para o facto de haverem pessoas com montanhas de reciclagem empilhada às portas de suas casas!).
Os assuntos sobre o ambiente deveriam interessar a todos já que fomos e somos nós os causadores da sua destruição. Mas pelo que vemos todos os dias as pessoas têm preferido fechar os olhos a este assunto e ver as telenovelas, como se as consequências dos nossos atentados contra a Natureza não merecessem atenção.