Identidade (des)conhecida.

1.24.2006

Fim do contrato de trabalho: DESEMPREGADA.

No dia 18, o meu contrato de trabalho terminou.
Foi o meu último dia de trabalho naquela empresa. Eu estive lá empregada 2 anos e gostei muito de lá estar. Mas, se me renovassem o contrato já era para ficar efectiva e a empresa neste momento não pode admitir efectivos por falta de verbas. Bom, como eu já sabia que me vinha embora tenho andado a responder a anúncios.
Eu descontei para a segurança social um ano e tal o que quer dizer que tenho direito ao subsídio de desemprego. Na empresa deram-me a declaração Modelo 346 (comprovativa da situação de desemprego), fui ao Centro. de Emprego para me passarem a declaração comprovativa de capacidade e disponibilidade para o trabalho , e na Seg. Social deram-me o modelo de requerimento de desemprego. Preenchi tudo e entreguei. Mas, isto não foi assim tão fácil...
No Centro de Emprego, tive uma certa sorte em ter feito uma inscrição há uns anos atrás quando vivi em Elvas e ainda tinha BI. Assim, não tiveram que fazer uma inscrição nova mas sim "puxar" a inscrição da base de dados de Elvas para a de cá. De qualquer forma a Sra. que me atendeu pediu-me o BI. Lá tive eu que lhe explicar a história toda. Ela perguntou a chefe o que haveríam de fazer e decidiram aceitar a situação, não pondo o prazo de validade do BI. Ficou combinado que assim que o tivesse, ir lá dar os novos dados. Tanto a Sra. que me atendeu como a tal chefe dela foram super simpáticas, compreensivas e prestativas. Com essa dita declaração hoje fui à Seg. Social e quando me pediram o BI eu perguntei se servia fotocópia. O funcionário disse que sim, juntou os documentos todos e ficou lá com a cópia agrafada ao resto do processo. Disse-me que agora é só esperar 2 ou 3 meses para que chegue a prestação. Vou ter que a receber na conta da mãe do meu namorado porque não posso ter conta bancária (sem BI nenhum banco me abre conta). A questão que hoje não me sai da cabeça é: será que vou mesmo receber? Eu não acredito muito porque quando repararem na validade do BI com certeza o processo volta para trás. Já estou à espera disso. Por isso não deito "foguetes antes da festa". E se me faz falta o dinheiro...