Identidade (des)conhecida.

9.17.2007

Biodiversidade na Terra: mais 188 espécies em risco de extinção

A União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN) tornou pública esta quarta-feira a lista vermelha de espécies ameaçadas em 2007. Esta lista que contém 41415 espécies, considera 16306 em vias de extinção em 2007, mais 188 que no ano passado.
Das espécies avaliadas na lista da IUCN, um em cada quatro mamíferos, uma em cada oito aves, um terço dos répteis e 70% das plantas estão em risco de extinção.
A IUCN constata que os seres humanos são directa ou indirectamente a causa do declínio da maioria das espécies e salienta que as alterações climáticas são uma séria ameaça, que pode agravar todos os factores que têm provocado a extinção de espécies.

(Notícia retirada do "Esquerda.net").

Portugal e a camada de Ozono - Um problema de todos nós.

Em 2006 Portugal Portugal emitiu 475 toneladas de clorofluorcarbonetos (CFC), gases que destroem a camada de ozono, revelou ontem a Quercus. Estas emissões são causadas pelo abandono de frigoríficos, arcas congeladoras e aparelhos de ar condicionado nas ruas. A associação ambientalista anunciou que só foram recuperados cerca de 5 % dos CFC existentes naqueles equipamentos em fim de vida.
"Os CFC estão ainda presentes nos equipamentos mais antigos, pelo que a sua não remoção ou tratamento faz com que sejam libertados para a atmosfera", lê-se no comunicado da Quercus que assinalou ontem o Dia Internacional da Protecção da Camada de Ozono.
(Notícia retirada do Jornal Record, 17 Setembro 2007).