Identidade (des)conhecida.

11.26.2006

Estará o B.I. pronto?

Sexta, 24 de Novembro de 2006
Fui buscar o bilhete de identidade.

Tirei a senha e dirigi-me ao respectivo balcão. Chegou a minha vez, entreguei o talão e esperei. Quando vi que a senhora não encontrou o meu B.I. à primeira deu-me logo a sensação de aperto no estômago e ainda se tornou pior quando ela me disse que o meu B.I. tinha ficado retido devido a um problema e era melhor eu tirar uma senha C (Informações/Reclamações) para me ir informar.
Lá fui eu. Quem me atendeu foi precisamente a mesma rapariga que deu entrada dos papéis quando fui fazer o B.I. e assim que lhe perguntei qual era o problema ela ficou tipo engasgada a olhar para mim. Foi ver no PC e disse-me que era qualquer coisa acerca do meu nome embora não me soubesse precisar o quê. Isto é ou não é anedótico?
A rapariga telefonou à colega que trata destes assuntos e esta só lhe dizia que realmente havia um problema qualquer com o meu nome e que o melhor era ir falar comigo pessoalmente.
Lá apareceu passado um bocado e disse-me que o problema é que na minha certidão de nascimento o meu nome aparece ao contrário. Primeiro o apelido e depois o nome!
Eu quase nem tive reacção de tão passada que fiquei com isto e nem vale a pena estar agora a entrar em pormenores sobre a discussão. A senhora disse-me que entende a minha situação mas que são leis e têm que as respeitar. Que da outra vez que o Arquivo me fez o B.I. aceitou a certidão assim mas que agora a lei mudou e não podem aceitar. Foi a justificação que me deram. Mais uma vez estou eu a pagar por algo que não tenho culpa nenhuma! Que culpa tenho eu que tenham escrito mal o meu nome? Mais uma data de tempo à espera! Ela disse-me que não ía demorar muito tempo porque me ía ajudar e que aquilo se ía resolver rápido. Pediu-me para eu lhe telefonar na segunda feira à tarde e para ter calma.
Calma!