Identidade (des)conhecida.

11.26.2006

15 de Novembro de 2006

Fui à Loja do Cidadão para tirar finalmente o B.I.. Levei comigo os impressos (que já os tinha preenchidos desde a última tentativa) as fotos, a minha certidão de nascimento e a fotocópia do meu antigo B.I.. Esperei bastante tempo pela minha vez e quando chegou, eu tinha o coração a bater super rápido. Entreguei os documentos à rapariga que me atendeu e desta vez optei por não falar demasiado. Dei-lhe os documentos e a cópia do meu B.I. e assim que ela introduziu o número vi que parou por uns segundos a ler alguma informação que lhe apareceu. Eu pensei que fosse sobre a cessação da contumácia e comecei por dizer-lhe que tinha estado contumaz até ao dia anterior. Ela perguntou-me como é que eu sabia disso e eu respondi que o meu advogado mo tinha comunicado ontem por telefone. Ela virou o monitor para mim e eu pude ler a informação de que ainda estava contumaz. O que eu senti foi tipo uma bomba a cair em cima de mim sentimento esse que comeco a conhecer muito bem, infelizmente.
A rapariga sugeriu eu ir ao balcão do ministério da Justiça para me informar porque às vezes estas coisas atrasam. Eu fui, e enquanto esperava mais uma vez uma data de tempo pela minha vez, fiquei a pensar em tudo o que já me tinham dito sobre esta história da contumácia e em como era rapidamente retirada quando a pessoa se apresenta... porque é que comigo tinha que funcionar ao contrário? Não queria fazer papel de vitima porque para isso ía lá fora atirar-me para de baixo de um carro! O que é que correu mal desta vez? porque é que o advogado me disse uma coisa e ali me diziam outra? Bem, por um lado eu até nem devia ter estranhado porque é coisa que me tem acontecido com tanta frequência!Pensei logo em lhe telefonar mas já eram horas de almoço e achei melhor esperar um bocadinho e enquanto fazia tempo ía esperando a minha vez que entretanto lá chegou. Quem é que me atendeu desta vez? precisamente o mesmo senhor que da primeira vez me deu a declaração da contumácia e me explicou como funciona embora me tenha entrado a 100 e saído a 1000.
Expliquei-lhe o que me tinha acabado de acontecer e ele fez o favor de telefonar para uma colega dele do registo criminal que o informou que não tinha chegado nenhuma cessação de contumácia no meu nome. Ele aconselhou-me a ir directamente ao tribunal saber o que se estava a passar.
Lá fui eu embora outra vez com os mesmos sentimentos do costume.