Identidade (des)conhecida.

11.28.2006

Assegurar e prometer?

Telefonei há bocado para o Arquivo mas a senhora com quem devo falar não estava naquele sector. Fiquei de ligar passado uma meia hora.

Agora (17:00h) telefonei novamente e já consegui falar com ela.
Disse-me que a Conservatória dos Registos Centrais ainda não mandou a correcção conforme tinham assegurado que o fariam ontem durante a tarde, que o colega dela resolveu telefonar-lhes e eles prometeram-lhe que enviavam amanhã.

E eu continuo à espera! A única diferença entre agora e antes é que agora tenho na minha certidão o texto de 4 linhas a dizer que me foi atribuída a nacionalidade portuguesa!
Eu estou tão farta disto! Não encontro palavras que consigam definir a saturação que tenho, a frustração e impotência que sinto perante tudo isto.
Tem que haver sempre uma porcaria dum motivo qualquer a impedir de me darem o B.I.! E eu já estive tão perto de o conseguir!
Ontem uma amiga minha disse-me que não sabe como é que eu tenho conseguido aguentar tudo isto, que não tinha a minha paciência e que da maneira como ela é já se tinha passado. O que ela não sabe é como eu ando passada e como isto me vai deixar passada para sempre! Que posso eu fazer? só me pedem é calma quando me exalto e dizem-me constantemente que não têm culpa! Nunca ninguém tem culpa! todos entendem a minha situação e que é muito complicada mas ninguém tem culpa! Quem é que me vai devolver os anos que estou a perder?! sim, porque já tenho 31 anos e daqui para a frente mais difícil vai ser para arranjar emprego, e isto é apenas um exemplo! então e o resto?
Não tenho confiança nenhuma neste sistema, nenhuma. As leis existem mas não são aplicadas! Como eu gostava que alguém me explicasse como é que dizem na Constituição que todo o cidadão tem direito a ter uma identificação, um documento que o identifique e depois não me dão um? Eu não sou uma cidadã?
Todo o cidadão tem o direito e o dever cívico de votar, por exemplo. Eu não o posso fazer porque não tenho B.I.! E eu quero votar! quero poder ter voto na matéria, quero poder dar o meu contributo! Mas, por culpa de alguém não o posso fazer!
A pessoa que não corregiu o meu nome na certidão devia ser chamada à responsabilidade mas não é, nem nunca vai ser e eu nem sequer sei e/ou nem vou saber quem é essa pessoa e estou agora nesta situação destas por causa dela. Isto é normal?