Identidade (des)conhecida.

11.24.2006

O que é isto agora?!

Estavam vinte e tal pessoas à minha frente na fila e enquanto esperei, desesperei.
Lá finalmente chegou a minha vez! O funcionário explicou-me que eu tinha uma Contumácia e que deveria agora ir ao tribunal saber o porquê. Eu não sabia o que era uma contumácia! Fiquei a saber que quando a Justiça quer falar connosco tenta entrar em contacto, por carta, para a morada que nós demos e se o contacto não for estabelecido, ao fim de várias tentativas, decretam a Contumácia. A pessoa fica então proibida de tirar certos documentos até se apresentar à Justiça mas assim que o fizer, a Contumácia é - lhe retirada quase automaticamente. Deram-me então um Certificado de contumácia no qual constam todos os documentos que estou impedida de tirar e o contacto do respectivo Tribunal onde me devia dirigir.
Fui logo lá de seguida. Fui atendida por uma funcionária que embora humana parecia um robot. Deve estar cansada de dizer sempre as mesmas coisas mas naquele momento eu precisava de um pouco mais de humanidade...
Deu-me uma fotocópia do meu processo, informou-me que eu ía ser contactada por carta pelo tribunal a dizer a data do Julgamento e que já me tinha sido inclusive nomeado um advogado oficioso. Percebi que o Tribunal mandou-me várias cartas (convocatórias) para uma morada onde eu já não vivia há muitos anos. Actualizei a morada e fiquei com uma medida de coacção chamada de "Termo de Identidade e Residência". Quer isto dizer que assinei um papel a dizer que sou aquela pessoa que moro na morada X. Se mudar de morada tenho que os informar.
Eu fiquei com os papéis na mão e parva com aquilo tudo e só soube do que era acusada quando cheguei cá fora e li os papéis que trouxe.
Sou acusada de num certo dia do ano de 2002 ter comigo (na mala) uma arma branca ou seja uma navalha do tipo Borboleta que foi encontrada por uma agente da polícia após me ter revistado por eu me encontrar numa zona esquisita (eu morava perto de um bairro complicado) me levou para a esquadra para me identificar porque eu não tinha como o fazer! Já me tinham roubado o Bilhete de Identidade nessa altura. Ficaram com a minha morada e telefonaram para a senhoria da casa para ela me identificar.
Como disse, isto foi em 2002 e na altura aquilo foi muito aborrecido mas eu nem associei uma coisa a outra. Nunca pensei que esse episódio fosse dar nisto.
Fui de imediato conhecer o advogado que me nomearam e tirar as milhares de dúvidas que tinha. Por acaso ele não estava no consultório nesse dia por isso deixei lá ficar o meu contacto.