Identidade (des)conhecida.

11.24.2006

Entrega dos documentos! Que confusão!

24 de Outubro de 2006

Fui à Loja do Cidadão já com todos os documentos prontos. Quando os entreguei, a funcionária pediu-me um documento que me identificasse (com foto) e eu dei-lhe uma fotocópia do meu B.I. antigo. Assim que ela inseriu o meu número do B.I. no PC apareceu no ecran uma mensagem a dizer eu estava proibida de tirar certos documentos, entre os quais o Bilhete de Identidade.
A senhora não me soube dar mais informações sobre esta situação nova mas aconselhou-me a ir ao balcão do Ministério da Justiça para saber e foi muito simpática comigo pois viu que eu fiquei nervosa por nem sequer saber do que se tratava e logo deu-me exemplos de pessoas a quem aconteceu o mesmo por motivos "inofensivos" tipo: multas de metro por pagar, etc... Isto porque se eu tivesse feito algo muito grave ía com certeza lembrar-me! Se não me lembrava de nada é porque só podia ser algo deste género! Achei a atitude dela muito impecável*!
Claro que eu fiquei nervosa e apreensiva porque não estava a perceber o porquê disto mas segui o conselho dela e fui logo lá.

*Um aparte: Por causa deste problema do Bilhete de Identidade e tudo a ele relacionado eu tenho lidado muito com as mais variadas repartições públicas, com muitas e variadas pessoas que estão atrás dos balcões a atender-nos e na maior parte das vezes mal e porcamente. Esta é a realidade e Portugal inteiro sabe disto mas embora seja falado pouco é feito em relação a este assunto. Esta é a minha opinião pessoal, claro, mas eu acho que nós devemos sempre "protestar" quando somos mal atendidos. Eu, por experiência própria tenho sofrido muito por causa de incompetências, falta de profissionalismo e falta de ética por parte de quem me tem atendido. Mas, não posso e nem quero generalizar e por isso, fiz este aparte para tentar explicar que eu faço sempre questão de quando conto alguma situação, dizer o tratamento que tive por parte da pessoa que me atendeu, tenha sido bem ou mal porque a meu ver isso influência a situação.