Identidade (des)conhecida.

10.21.2006

Nova questão!

Quando hoje liguei para a Conservatória disseram-me que ainda não me deram a nacionalidade portuguesa por causa de um pequeno pormenor que queriam discutir comigo e estavam à espera que eu lhes telefonasse para falarmos sobre isso. É o seguinte:
Quando eu fiz 18 anos e fui à conservatória, em Gondomar, dar entrada ao pedido de atribuição de nacionalidade, pedi para quando eu fosse portuguesa pudesse alterar o meu nome (estrangeiro) por um português. Eu só tenho dois nomes. O 1.º e o último que é o apelido do meu pai e da família dele. Ora, como quem me criou foram o meus avós, que eram portugueses, e como toda a vida eu vivi cá com eles e nem sequer conheci a família do meu pai, e nem vivi com ele, para mim não tinha qualquer sentido naquela altura eu continuar a ter aquele nome alusivo a uma pessoa que não conhecia. Queria a tradução do meu 1.º nome para português e o segundo nome ser o apelido dos meus avós.
Posto isto, na conservatória ao lerem isto no meu processo ficaram sem saber se eu queria manter esta posição visto que depois nunca mais poderia mudar, e quiseram perguntar-me.
Combinamos eu lá ir pessoalmente para se fazer um auto de declaração de mudança, ou não, de nome.
No dia 28 de Setembro, fui lá decidida a manter o meu nome. Se o alterasse tinha que mudar muita coisa, tratar de novos documentos com o novo nome entre outras coisas e cansada de burocracia estou eu!
Assim foi. Assinei a declaração e o Sr. Rogério mandou-me ligar no dia 11 de Outubro.
Estou muito animada porque me parece que desta vez isto vai dar certo!