Identidade (des)conhecida.

2.22.2006

Luz ao fundo do túnel !



Já há uns dias que não conto nada porque não havia nada para contar.
Mas, no dia 15, quarta feira, ligaram-me da Provedoria da Justiça em resposta a um e-mail que eu lhes enviei a contar toda a situação do BI. A pessoa que falou comigo tem sido muito prestável e tem feito uma data de contactos para a Conservatória dos Registos Centrais para tentar perceber o que se está a passar. Já me informou dos melhores passos a dar e para isso pôs-me em contacto com uma ajudante principal (visto a conservadora estar ausente naquele momento)da 2.ª Conservatória do Porto porque a minha mãe foi lá registada e é precisamente aí que se deve dar início a este processo. A senhora foi também muito simpática e disponibilizou-se para me auxiliar. Pediu-me para eu ir a uma conservatória qualquer e pedir uma certidão de nascimento narrativa da minha mãe. Eu dei-lhe os dados que tinha da minha mãe e ela foi saber o número da certidão, a data, etc. Assim torna-se mais fácil e rápido de pedir. Depois tenho que ir à Embaixada da Sérvia levar a certidão de nascimento do meu pai (a que tenho, já caducada) e pedir para eles me passarem uma declaração a dizer que a certidão não caduca para fins de transcrição de casamento.
Assim que eu tiver estes dois documentos tenho que ligar-lhe de novo. Fiquei muito contente porque, conforme me disseram da Provedoria, esta senhora ficou muito sensibilizada com o meu problema e parece ser uma pessoa muito desenrascada e pronta a ajudar por isso, parece-me que já começo a ver uma luz ao fundo deste negro túnel!
Agora há uma coisa que eu queria aqui dizer:
Pelo que me disseram da Provedoria e esta tal senhora do Porto, as certidões (a de nascimento do meu pai e a de casamento) que tenho, servem para eu tratar do processo! Eu já pedi estas certidões à Embaixada 3 vezes e pelos vistos foi desnecessáriamente!
Perdi meses e meses do meu tempo, gastei dinheiro e muito, dei trabalho às pessoas da embaixada...para quê? porque fui mal informada, porque (ou por não saberem ou por não quererem dizer) me fizeram crer que aquelas certidões caducavam ao fim de 6 meses e a única solução era mandar vir novas da Sérvia! Se realmente as certidões forem válidas alguém me deve explicações!
Bom, eu vou tentar tratar disto o mais rápido que puder. Até lá.