Identidade (des)conhecida.

8.04.2006

Há males que vêm por bem!

Segunda feira, dia 31/07/06 - Fui ao Hospital para ir a uma consulta (estava marcada há vários meses). Na recepção, ao fazer a inscrição a funcionária que me atendeu (e conhece-me de vista por eu lá ir há tanto tempo)informou-me que como eu não apresentava o cartão de utente (onde conste a minha Isenção)teria que pagar 25,00€ pela consulta. Ou tratar do dito cartão. Eu expliquei-lhe que ainda estava a tratar do meu BI e que sem ele em nenhum centro de saúde me dão o cartão de utente! Este assunto aparece na minha ficha na base de dados e além disso pela reacção dela vi que lembrava-se perfeitamente do meu caso. Eu não tinha ali comigo a quantia necessária e nem podia ir levantar porque não tenho conta bancária (não posso abrir conta sem BI). Isto para ela foi indiferente! estava a fazer o trabalho dela e deixou bem explícito: ou o cartão de utente ou 25,00€ (fora todos os exames/análises que me mandem depois fazer!). Eu exaltei-me com ela e veio uma outra senhora falar comigo e mais calma que a outra, explicou-me que saíu uma nova lei em que as pessoas têm mesmo que apresentar o cartão de utente, com a vinheta da isenção (no caso de) para ter direito à consulta.
Como eu precisava de uma receita para um medicamento (e era urgente) a médica passou-me mas não me viu. A consulta pela qual esperei tanto tempo! Agora (com ou sem cartão de utente)a próxima consulta ficou marcada para meados de Setembro! Ainda por cima apareceu-me uma espécie de caroço de baixo do braço direito e por isso eu queria muito ter esta consulta. Mas, mais uma vez, não tenho direitos! Se por acaso for uma coisa grave, vai piorando com o tempo que vou ter que esperar! A dita senhora que me explicou isto da nova lei disse-me para eu me dirigir ao Serviço Social do Hospital para com uma assistente social tentar arranjar uma inscrição num Centro de Saúde para me darem um cartão de utente provisório, como fazem com os imigrantes ilegais! Eu não sou emigrante, não estou ilegal e sou portuguesa mas para contornar a situação vou "passar-me" por ilegal!!
Bem, desde que resulte e até eu ter a minha situação resolvida, lá tem que ser. Tratei de fazer o que a Ass. Social (muito simpática e prestável) me pediu e agora é só aguardar.
Há males que vêm por bem, não é verdade? Uhm!