Identidade (des)conhecida.

9.14.2007

O lixo e a nossa cidade.


Proponho-lhe uma aqui sugestão: na próxima vez que for à rua, assim que passe da sua porta para fora olhe bem à sua volta. Com olhos de ver. Repare na quantidade de lixo espalhado pelo chão. Repare na quantidade de contentores do lixo, de ecopontos, de todos e quaisquer depósitos onde o cidadão possa colocar o lixo. O que vai saltar à vista é que as nossas ruas estão um nojo! É lixo por todo o lado! Acredito que haja zonas em pior estado do que outras mas na maior parte da cidade é uma vergonha constatar que, por ex., as pessoas ainda tem o hábito de mandar lixo para o chão e inclusive fazer chichi pelos cantos! É triste! Isto mostra-nos a falta de civismo que a maioria das pessoas têm: na minha rua existem w.c.´s públicos mas mesmo assim, há pessoas que, do outro lado da rua mesmo em frente ás casas de banho preferem usar a parede para fazer chichi (e ao lado da entrada de uma ourivesaria!).
A imagem do dia são as papeleiras a abarrotar e com lixo espalhado pelo chão! A câmara deve colocar mais papeleiras em todas as ruas de Lisboa assim como ecopontos (e todos eles com pilhões) mas também incentivar o cidadão a cumprir as suas obrigações cívicas, de separar e por o lixo nos recipientes correctos, mantendo limpos e higienizados esses locais! Tenho um ecoponto ao pé da minha casa mas está quase sempre tão cheio que a maior parte das vezes o lixo é colocado no chão. Depois há ainda o problema da falta de higiene. Sendo os nossos Verões cada vez mais quentes quando é que a câmara (ou as respectivas entidades competentes) começam a manter os ecopontos limpos e desinfectados em condições? já reparou nas manchas escuras à volta dos contentores? parece óleo derramado! Toda aquela zona cheira mal e é um chamariz a moscas e a bactérias! as pessoas que usam os ecopontos, nestes casos, são obrigadas a permanecer naquela imundície e suportar aquele cheiro enquanto despejam a sua reciclagem?! isto é triste, é uma vergonha para a cidade, para o País, para todos nós! mostra o nível de educação dos portugueses! Caramba, para quando há uma mudança de atitudes, de mentalidades na nossa população? As pessoas não entendem que a nossa casa não é só da nossa porta para dentro! da porta para fora está o nosso ambiente, o nosso Planeta, a continuação da nossa casa! Se não existem ecopontos nem papeleiras nem contentores na sua rua escreva para as respectivas empresas que asseguram este serviço. Reclamem! Exijam! Tirem fotografias e enviem para os respectivos sites exigindo mudanças! Ajudem a manter o serviço a funcionar a 100%!!
Só para acabar quero deixar mais um exemplo: em frente ao tal ecoponto na rua onde vivo está um prédio de habitação. Quem lá vive passa horrores sobretudo no verão e precisamente pela falta de limpeza e de higiene naquele local. Todos os dias há ali lixo espalhado, um péssimo cheiro, custa imenso passar por ali quanto mais lá estar uns minutos a fazer reciclagem e/ou viver em frente! Por vezes há tanto lixo espalhado que as pessoas têm que passar pelo outro lado ou mesmo ir pela rua! Agora imagine o que é viver ali naquele prédio! Será isto justo?


2 Comments:

  • A falta de ecologia ou a ecologia em falta leva muitas vezes a esse desastre ambiental que é amontoar camadas desordeiras de lixo urbano nas ruas.
    Desde electrodomésticos a mobiliário, passando pelos produtos inflamáveis ou corrosivos de limpeza, de tudo um pouco serve para transformar aquilo que por ventura poderia ser um local agradável. Numa Lixeira a céu aberto.
    Quantos ás campanhas de ecologia, pouco se mostram eficazes pois o verdadeiro problema continua.
    Estava aqui a dar uma vista de olhos ao seu blog, tentando desvendar os temas nele propostos, quando me deparei com este, que é sem a menor duvida um problema ao qual eu sou deparado todos os dias olhando pela janela.

    Fique bem e boas publicações:))

    By Blogger Luis Miguel, at sábado, 29 setembro, 2007  

  • Olá Luís!
    Pois... a mim acontece o mesmo!Vivo no centro de Lisboa, numa rua que até nem é muito movimentada, perto da baixa e infelizmente muito suja!
    Antes de me mudar viva na Rua Damasceno Monteiro e aí não era tanto o lixo mas os dejectos dos cães! Eu adoro animais (especialmente cães e gatos) mas há que os saber ter! Com consciência ambiental. Com respeito pelo próximo e por nós próprios: quem gosta de viver numa rua assim? numa rua em que se tem que manter os olhos no chão para não calcar cocós! É triste! Lisboa continua cada vez mais suja e a culpa é dos seus habitantes.
    HÁ QUE MUDAR COMPORTAMENTOS!
    Obrigada pelo seu comentário.
    Até breve!

    By Blogger Sylvie, at domingo, 30 setembro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home