Identidade (des)conhecida.

11.24.2005

A quantidade de dinheiro que já gastei para nada...

Quando me roubaram a mala fui à esquadra participar. Deram-me a declaração e foi com ela que fui à loja do cidadão das Laranjeiras para renovar os documentos. O cartão de beneficiário e o de contribuinte deram-me sem problemas nenhuns. Quanto ao B.I., comprei os impressos, preenchi-os, paguei a certidão do assento de Nascimento, e levei tudo com fotografias e o $ necessário. Aceitaram os documentos, deram-me o talão de levantamento e mandaram - me lá ir levantar o B.I. no dia X. Fui lá e quando chegou a minha vez a senhora que me atendeu disse-me que o B.I. não me podia ser entregue porque nem sequer tinha sido feito pois eu tinha um processo de atribuição de Nacionalidade pendente e que enquanto não o resolvesse não me davam o B.I.. A mesma senhora aconselhou-me a ir à Conservatória dos Registos Centrais para me informar.
Assim o fiz. Lá, desde esse dia até à data de hoje já lá fui tantas vezes!Para nada. Num sítio dizem-me que sou Portuguesa, noutro, dizem - me que sou Francesa! Falei com uma advogada da Conservatória que me explicou que primeiro eu tinha que arranjar a certidão de casamento dos meus pais e de seguida transcrever o casamento deles. Eu sempre pensei que eles tinham casado em Paris. Ora, perdi uma data de meses à espera que a Embaixada Francesa (que entretanto contactei) fizesse uma procura pelas conservatórias de Paris pelo registo do casamento deles mas, em vão! Foi assim que descobri que os meus pais tinham casado na Juguslávia e não em França! Contactei a Embaixada da Sérvia e Montenegro. Uma senhora que lá trabalhava lembrava-se do meu pai lá ir com uma certa frequência. Tinha lá um processo dele arquivado. Mostrou-se sensibilizada perante o meu problema e ajudou-me a mandar vir da Sérvia uma certidão de casamento deles. Esperei meses! Quando finalmente chegou era preciso ser tudo traduzido. Paguei quase 60€ por isto tudo. A certidão de casamento tem validade de 6 meses (mesmo as pessoas estando mortas) e assim acabou por caducar sem que eu conseguisse juntar o $ necessário para tratar da transcrição, das certidões, etc, etc!!
Lá fui eu de novo à embaixada e repetimos tudo de novo. Desta vez, essa senhora, mandou vir outra vez a certidão, fez a tradução e não me cobrou dinheiro.
Mas, mais uma vez não consegui! Pedi ajuda a uma advogada que conheci mas como eu não lhe podia pagar, era apenas um favor que ela se ofereceu a fazer quando soube desta história mas, precisamente por eu não lhe estar a pagar ela deixou caducar a certidão sem conseguir arranjar tempo para tratar da transcrição. Enfim, mais uma vez e outra! sempre a pagar! Neste momento estou à espera que chegue. Decidi que desta tem que ser de vez! Não sei como mas vou ter que conseguir obter o meu B.I.!
Tudo isto é muito caro e como não tenho B.I., nem sequer posso pedir uma ajuda financeira à assistencia social para tratar dos documentos! Então quer dizer que por este andar e nesta ordem de pensamento nunca vou ter o B.I.!? Por amor de Deus!!!