Identidade (des)conhecida.

11.18.2005

O que se passa?

Eu sou PORTUGUESA.
A minha mãe era PORTUGUESA.
Vim viver para PORTUGAL com 18 MESES de idade até hoje. Cresci cá, estudei cá, trabalhei cá, e tenho uma filha PORTUGUESA.
Há seis anos atrás roubaram - me a mala por esticão na qual eu tinha os meus documentos. Desde essa altura até hoje nunca mais consegui renovar o meu bilhete de identidade. Não me dão um Bilhete de identidade, e por não o ter, não consigo obter nenhum outro documento identificativo com fotografia, como por exemplo o Passaporte. Assim, NÃO POSSO tirar a Carta de Condução, NÃO POSSO ter um simples passe social porque para tudo isto também pedem o Bilhete de identidade. Tenho direito à isenção devido a uma doença crónica que tenho mas, como NÃO POSSO tirar o Cartão de Utente também NÃO POSSO ter a isenção!
Também NÃO POSSO abrir uma conta bancária, NÃO POSSO votar, NÃO POSSO alugar uma casa em meu nome, NÃO POSSO casar, e para poder ir TRABALHAR tenho que comprar módulos diários para andar nos transportes o que me leva grande parte do ordenado que ganho! etc, etc, etc, etc, etc, etc.... Passava aqui muito tempo a descriminar tudo aquilo que eu NÃO POSSO fazer por falta de identificação. Identificação essa que eu já tive!Custa muito viver assim, tudo me é recusado no meu próprio país!
Pior é eu ver tantos estrangeiros que cá estão a viver e qualquer um deles tem um passe! Eu que sou PORTUGUESA, NÃO POSSO!

5 Comments:

  • Que coisa estranha e ridícula! Já experimentaste escrever ao procurador geral da república, a algum deputado, sei lá! Ou então conta a tua história na TV: resolvem-se assim muitos casos!

    By Blogger saltapocinhas, at segunda-feira, 12 junho, 2006  

  • Olá Saltapocinhas! Obrigada pela tua visita, pelo comentário e pela força positiva! Pois isto é mesmo muito ridículo!
    Eu já escrevi para o Presidente da República, para o Primeiro Ministro, para a Procuradoria Geral da Republica, entre muitos outros. Recebi sempre resposta mas todas vão dar ao mesmo como podes ler nos meus posts. À parte de um senhor da provedoria da justiça que tem sido impecável comigo e me tem ajudado. Não vou desistir e nem vou deixar de divulgar isto ao máximo de gente que eu conseguirpois isto é um escandalo, uma vergonha!
    Convido-te a leres todo o blog e, se puderes, a divulgar pois é uma ajuda! Obrigada mais uma vez.
    Cumprimentos.

    By Blogger Sylvie, at terça-feira, 13 junho, 2006  

  • Olá Sylvie
    Encontrei por acaso o teu blog e depois de ler "na diagonal" a tua história fiquei absolutamente estupefacta com o que se está a passar contigo!!
    É inadmissível!!!

    Posso fazlar do teu caso a uns amigos meus jornalistas? É que como sabes a visibilidade pública de uma situação pode ser o caminho para a sua resolução!!

    Boa Sorte
    diz-me qq coisa

    By Blogger Menina Azul, at quarta-feira, 09 agosto, 2006  

  • Olá Sylvie
    Encontrei por acaso o teu blog e depois de ler "na diagonal" a tua história fiquei absolutamente estupefacta com o que se está a passar contigo!!
    É inadmissível!!!

    Posso fazlar do teu caso a uns amigos meus jornalistas? É que como sabes a visibilidade pública de uma situação pode ser o caminho para a sua resolução!!

    Boa Sorte
    diz-me qq coisa

    By Blogger Menina Azul, at quarta-feira, 09 agosto, 2006  

  • Olá ninã blú! Sim podes contar! A intenção deste Blog é a divulgação desta situação! Eu quero que toda a gente saiba que isto acontece no nosso Portugal e em pleno século XXI!
    Já contactei alguns programas de TV mas não obtive grande resposta. Contactei o Presidente da República, e a Procuradoria Geral da República, entre outros. Fui contactada pelo Provedor da Justiça que me tem estado a ajudar e acredito que desta vez vou conseguir resolver isto embora tenha perfeita consciência que ainda vai demorar algum tempo!
    Obrigada,

    By Blogger Sylvie, at quarta-feira, 09 agosto, 2006  

Enviar um comentário

<< Home