Identidade (des)conhecida.

6.09.2006

CERTIFICADO DE NOTORIEDADE!!

Afinal a embaixada pediu-me para eu lhe fazer, e enviar uma minuta do que eu queria que eles escrevessem porque NÃO SABEM O QUE É UM CERTIFICADO DE NOTORIEDADE. E eu, não percebi isso.
Quando fiz a transcrição do casamento entreguei todos os documentos que me mandaram entregar. A 3.ª conservatória do registo civil do Porto demorou tanto tempo a dar resposta e enviaram-me aquela carta porque o documento que eu julguei ser um certificado de notoriedade não é certificado nenhum e nem sequer tem valor oficial! Por isso eles não o aceitaram! Ligaram para a embaixada e foram informados de que se eu precisasse de uma certidão válida era só pedir. Posto isto eles mandaram-me a tal carta a pedir uma certidão de nascimento do meu pai válida (menos de seis meses). A embaixada não lhes contou que para mandar vir estas certidões da Sérvia tenho que esperar meses e meses (não sei o porquê), às vezes chega a ser mais de meio ano!Quando chegam tenho que pagar fortunas por cada uma e preciso sempre das duas (nascimento e casamento). Também preciso depois de as mandar traduzir. A embaixada também o faz mas fazem-se pagar à página e um valor muito alto. Não duvido que é um valor tabelado mas como eu não tenho B.I. estou desempregada e como tal não tenho dinheiro disponível para andar a gastar MAL GASTO! Digo mal gasto porque já pedi estas certidões pelo menos 3 vezes e elas acabam por caducar sem que eu consiga resolver isto! E se não consigo resolver isto não é por culpa minha! Agora que me falaram na existencia deste documento chamado certificado de notoriedade a embaixada não soube o que era e apenas me soube cobrar os 23,00 €.
Também achei muito incorrecto, por parte da 2.ª conservatória de Lisboa, terem - me aceite o tal certificado de notoriedade se afinal aquilo nem era válido, nem era assim que era feito! Quando recebi a carta fui lá falar com a conservadora e ela (e a funcionária que fez a transcrição) explicaram-me que um certificado de notoriedade não é assim que é feito e que aquilo não tem valor nenhum. Então porque é que o aceitaram? Eu até tinha contado à funcionária que eu tinha ido pedir aquilo à embaixada por recomendação da Provedoria da Justiça e pela ajudante pricipal da conservatória do Porto. Porque é que ela não me avisou logo que aquilo não estava correcto? eu perguntei-lhe isto mas não me foi dada nenhuma explicação! Nenhuma. Respondeu-me desconversando como se costuma dizer! Ela tinha que me ter informado logo que não valia a pena eu estar a gastar 122,00€ por uma coisa que não ía ser feita por invalidade de um dos documentos! aquilo é o trabalho dela! ela devería saber fazê-lo e saber as leis! se não sabia ía perguntar à conservadora! afinal está lá para quê? Tudo isto é muito injusto. E a maior injustiça é isto acontecer-me e eu não ter a quem me queixar! e com toda a certeza que problemas semelhantes acontecem, e as vítimas não têm a quem se queixar!