Identidade (des)conhecida.

11.08.2009

Tratado de Lisboa entrará em vigor no dia 01/12/2009

Primeiro, e porque imagino que como eu, muita gente não saiba ainda do que se trata, vamos tentar perceber o que é o Tratado de Lisboa e quais as vantagens para nós portugueses.
São assuntos de responsabilidade civil e como tal, nós queremos e devemos saber e intervir, sempre que necessário.

Um Tratado é nada mais que um acordo resultante da convergência das vontades de dois ou mais sujeitos de direito nacional.
O Tratado de Lisboa é então um acordo entre os 27 Estados membros, assinado em Lisboa, e que dotará a UE de Instituições modernas e de métodos de trabalho eficientes que lhe permitarão dar uma resposta efectiva aos desafios actuais.
O Mundo está em constante transformação como sabemos, e com este acordo os europeus passam a poder contar com a União Europeia para tratar de questões como a globalização, as alterações climáticas, a energia, e a segurança. O Tratado irá reforçar a democracia na União Europeia e melhorar a sua capacidade de defender os interesses dos seus cidadãos no dia a dia.

A referir que o Tratado de Lisboa foi assinado em Lisboa, a 13 de Dezembro de 2007, numa cerimónia nos Mosteiros dos Jerónimos (o mesmo lugar onde Portugal assinou a sua adesão á União Europeia em 01 de Janeiro de 1984).
Os representantes dos 27 Estados - membros assinaram o Tratado marcando assim o fim das negociações que tiveram início em 2001. Para este processo estar concluído só faltava a assinatura do presidente Checo o que foi realizada no passado dia 03 de Novembro.

O que escrevi acima é a minha interpretação pessoal ao tema depois de ler sobre ele nos seguintes sites:
europa.eu , do wikipédia e do Portal do Cidadão.


Até breve.